“Violência doméstica na Madeira: quando a justiça se torna cúmplice do medo”

Na pacata ilha da Madeira, uma agressão brutal reacendeu uma ferida social que Portugal insiste em maquilhar: a violência doméstica. Um homem, bombeiro de profissão, agrediu a companheira em frente ao próprio filho, em Machico — uma cena que não só traumatiza uma criança inocente, mas que simboliza o fracasso de uma sociedade em proteger as suas vítimas.

A notícia, publicada no Observador, destaca que o agressor poderá vir a aguardar julgamento em prisão domiciliária. Para muitos, esta possibilidade soa como um insulto: será que estamos a enviar uma mensagem clara de que o lar, cenário do crime, pode também ser “prisão” para o agressor?

Justiça portuguesa: dura no papel, complacente na prática

Apesar de o juiz ter decretado prisão preventiva — uma decisão que, neste caso, representa um raro sinal de rigor —, a mera especulação de que esta medida poderia ser atenuada para prisão domiciliária expõe um padrão preocupante: um sistema que hesita em priorizar a vítima, e que frequentemente acaba por minimizar o impacto da violência doméstica.

As estatísticas são implacáveis: só este ano, 29 casos foram julgados na Madeira, mas apenas três resultaram em condenações com prisão efetiva. Isto significa que a esmagadora maioria dos agressores volta para casa — muitas vezes para a mesma casa onde violentou a vítima.

Este “jogo jurídico” de medidas cautelares leves gera um ciclo de medo e desproteção. Em Portugal, falar de violência doméstica como crime público soa bem nos discursos políticos, mas os tribunais ainda tratam demasiados agressores como “réus arrependidos” em vez de potenciais assassinos.

Prisão domiciliária: conforto para o agressor, terror para a vítima

Transformar o lar em prisão para um agressor de violência doméstica é, na prática, uma ironia cruel. Como esperar que uma mulher se sinta protegida ao saber que o homem que a espancou cumpre pena no sofá da sala, com televisão e internet? Prisão domiciliária pode fazer sentido em crimes de colarinho branco, mas em casos de violência doméstica soa mais a privilégio do que a punição.

A justiça portuguesa insiste em medidas brandas, enquanto os números de feminicídios crescem ano após ano. Quantas manchetes ainda teremos de ler sobre mulheres mortas pelos próprios parceiros, depois de denúncias ignoradas?

Uma sociedade anestesiada pelo costume

Na Madeira, como em todo o país, a violência doméstica tornou-se um “problema de sempre”. As notícias já não chocam como deveriam; o público lê e suspira, mas não exige reformas estruturais. A impunidade está tão naturalizada que até a hipótese de prisão preventiva soa como uma exceção heroica.

E quando a exceção é proteger, temos um problema grave: o sistema deixou de ter medo dos criminosos, mas as vítimas continuam a viver aterrorizadas.

Um apelo que não pode esperar

Chegou a hora de Portugal — e da Madeira em particular — assumir que combater violência doméstica não é só legislar, é garantir aplicação firme e eficaz das leis. Prisão domiciliária em casos assim não é justiça; é um ato de complacência.

É preciso mais do que indignação pontual:

  • Mais casas de abrigo para mulheres ameaçadas.
  • Maior celeridade processual para agressores reincidentes.
  • Tolerância zero com medidas “leves” em crimes graves.

Porque a cada decisão branda, um agressor ganha confiança. E uma vítima perde mais do que segurança — perde esperança.

🔗 Reflexão para os leitores:
Será que Portugal está preparado para chamar violência doméstica pelo que ela é — terrorismo íntimo — e enfrentá-la como tal?

#ViolênciaDoméstica #JustiçaMadeira #ProteçãoÀVítima #ChegaDeImpunidade


Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora